Menu

Blogs

Da Cultura





Abraço é tabu
22Fev2010 00:00:00
Publicado por: lecysousa
Quando surgiu na Internet a fofa campanha por Abraços Livres ou Free Hugs cheguei a pensar que a ?coisa? se transformaria numa espécie de viral continuo e renovado. A iniciativa contagiou tanto que mesmo em bairros da periferia da periferia (não é erro de digitação e sem preconceitos) da América Latina jovens surgiram com aqueles cartazes que podem ser interpretados de duas formas: a pessoa concede abraços sem exigências ou ela aceita abraços sem acepção de pessoas.



Não demorou para a ?onda? passar como mais um modismo do tipo foi bom enquanto durou para quem praticou ou já vai tarde para quem vê em qualquer atitude carinhosa uma segunda intensão.



Campanhas por abraços são audaciosas e, para os mais reticentes, ultrajantes. Há pessoas que interpretam um abraço como assédio sexual. Há indivíduos homens ou mulheres que nascem e crescem sem que seus pais lhes ofertem um único abraço carinhoso ou um beijo de boa noite. Muitos pais consideram essa atitude coisa de maricas (em relação aos filhos homens) e pedofilia (em relação às filhas). Há sempre pessoas desequilibradas que se valem dessas manifestações afetivas para praticarem suas bizarrices com crianças indefezas. Outras pessoas dizem que quem vive procurando abraço é gente carente. Gente ?normal? não precisa dessas ?frescuras?. Em alguns países beijo no rosto entre pessoas de qualquer sexo é ato cerimonioso e homens andarem abraçados pelas ruas pode ser coisa entre pai e filho ou demais parentes. No Brasil há uma forte tendência a tudo, nesse sentido, ser interpretado como exacerbação da libido sexual.



Curiosamente, pessoas que não estão habituadas a dar e receber abraços reagem com estranheza quando recebem um. O mais curioso é que indíviduos adultos não conseguem agir como multiplicadores quando se trata de um simples abraço. Muita gente precisa de épocas como o Carnaval para, embriagada, perder a vergonha e sair beijando até poste. Todas essas convenções são quebradas sob a máscara dos narcóticos e das bebidas alcoolicas. Mascarado o ser humano se encoraja para manifestar o carinho que deveria ser lugar comum em sua vida diária sem violações dos direitos humanos.



É possível que por meio da educação possamos aprender a separar afetividade fraterna e familiar de desejo ou inclinação sexual. Aquilo a que denominamos ?Educação Sentimental?. Há livros que promovem o abraço como terapia diária utilizada com êxito em algumas escolas públicas. A campanha por abraços livres pode ter surgido como extensão dessa terapia.

Como diria um amigo poeta, Abraços Livres foi só mais uma campanha entre tantas outras para vender camisetas. Se abraçar desse lucro financeiro para os praticantes, o marketing seria mais ofensivo (no melhor sentido) e viveríamos um epidemia de afetividade sem precedentes na História.



Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (340)

Sementes de Poesia
19Fev2010 00:00:00
Publicado por: lecysousa


Eventos do ano poético.



Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (236)

Sobre persistências
13Fev2010 00:00:00
Publicado por: lecysousa
Foto original: Filipe Marks


Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (245)

[PoetasdelMundo_Brasil] : POETA DEL MUNDO SELECIONARÁ UM CANDIDATO PARA O NOBEL DE LITERATUR A- 2011 [1 Anexo]
13Fev2010 00:00:00
Publicado por: lecysousa


 

?

 
 

 
 

 
POETA DEL MUNDO SELECIONARÁ UM CANDIDATO
 AO PREMIO NOBEL DE LITERATURA PARA 2011  
 
 
 
 
CHILE - Santiago: Pela importância que o nosso Movimento Poetas del Mundo tem, nos cinco continentes, com mais de 6.200 membros ate a data de 1} de fevereiro de 2010, consideramos de grande importância lançarmos a presente convocação para selecioanr um candidato  ao Premio Nobel da Literatura 2011.

Para este efeito, formaremos um Comitê Selecionador de candidaturas de poetas e escritores que aspirem o premio uma comissão selecionada para integrar aplicações com poetas e escritores e que não estejam impedidos pelas funções que desempenham. Oportunamente daremos a conhecer os membros do Comitê.

A partir deste momento estaremos aceitando as candidaturas dos que comporão o Comitê Selecionador - para o qual poderão participar poetas e escritores membros do Movimento Poetas del Mundo . As candidaturas devem ser enviadas para info@poetasdelmundo.com acompanhado de uma carta.

INTERESSADOS - ENVIAR EMAIL PARA DASPET@UOL.COM.BR
 
 

BASES:

1. Podem postular a indicação  poetas e escritores que sejam membros de Poetas do Mundo, por nome, nacionalidade, e-mail.

2. Os pedidos poderão ser feitos em  Espanhol, Francês,  Inglês e Português.

3. Dos poetas e escritores inscritos serão escolhidos 20 candidatos pela Comissão Selecionadora,  cujos nomes serão submetidos a votação popular que envolverá apenas os membros de Poetas do Mundo.

4. Na primeira rodada os três primeiros serão eleitos por maioria e de um segundo turno no candidato vencedor, a ser nomeado para o Prémio Nobel da Literatura 2011.

5. O Prémio Nobel da Literatura de um montante financeiro de cerca de um milhão de dólares.

6. Se o poeta ou escritor proposto pelo Movimento de Poetas del Mundo chegar a receber este prestigiado premio, entregará ao Movimento Poetas del Mundo um bônus de  cem mil dólares de subvenção para apoiar a sua infra-estrutura, programas e projetos.

7. Da mesma forma, no espírito de solidariedade devem compartilhar trinta  mil e vinte mil dólares americanos a cada poeta ou escritor que ganhou pelo voto popular o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

8. Os nomes dos candidatos devem ser enviados para o poeta Luis Arias Manzo: info@poetasdelmundo.com [fundador e secretário-geral da Poesia Mundo], a partir desta data até 21 de Março de 2010 [dia internacional da poesia decretado  pela UNESCO] para iniciar a fase de selecção dos 20 poetas e escritores que irão concorrer nas eleições.

9. O comitê de seleção irá anunciar os nomes dos 20 selecionados em 21 de Junho de 2010.

10. A escolha da primeira rodada será a partir de 22 junho - 22 agosto de 2010, às 24:00 horas do Chile], tempo  em que os candidatos selecionados farão as suas campanhas e motivar os membros de poetas e escritores para exercer o seu direito de escolha.

11. Em 23 de agosto, ele divulgará os resultados da primeira rodada.

12. O segundo turno será realizada de 24 agosto - 13 outubro 2010, 24:00 hrs. [hora do Chile]

13. Os resultados da eleição será anunciado em 14 de outubro de 2010 [14 de outubro é o dia em que o movimento foi fundado PPDM e coincide com a cerimônia de abertura do 6 º Workshop Internacional sobre Poesia "OUTUBRO: Seguindo os passos do poeta ", que é realizada todos os anos no Chile, neste evento serão anunciados os resultados e o vencedor]

14. Os membros pdoerão votar  em um candidato e uma vez em cada turno do processo eleitoral.

1º de Fevereiro 2010.

NOTA:
A apresentação do candidato ao Prémio Nobel da Literatura pelos poetas do Movimento Mundial implica a plena aceitação destas regras por parte do selecionado, que recebendo o premio deve cumprir os seus compromissos


Luis Arias Manzo [Fundador - Secretario General] PPdM:
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=377

 
 
NOTAS:
1 .- Para um candidato a ser considerado, seu nome deve ser proposto por pessoas ou entidades qualificadas  segundo normas da  Fundação Nobel. Os organismos autorizadores se encontram  na Suécia e na Noruega e que irão  determinar se o candidato ou candidatos são elegíveis.
A seleção começa em fevereiro de cada ano, as diferentes entidades nacionais e internacionais aceitos pelos órgãos, propõe um número de candidatos em diferentes disciplinas. A escolha dos vencedores é regido sob certos critérios básicos, quais são seus méritos pessoais, independentemente da sua nacionalidade, raça, credo ou ideologia. Em nenhum caso suporta auto-nomeação.

2 .- Cada prêmio consiste de uma medalha de ouro, um certificado comemorativo e uma recompensa monetária devida consideração, por exemplo, este ano [2010], cada um prêmio será dado a nove milhões de coroas suecas, que são em torno de $ 913.700 .
O prêmio é dado a uma pessoa e, por vezes, repartido entre duas ou mais pessoas, também é dada às equipes de cientistas representada por seu Diretor de trabalho. Pode ser o caso declarado nulo, se não for a pessoa certa, como aconteceu durante as duas Guerras Mundiais, foram suspensos vários prémios, nomeadamente o Prémio Nobel da Paz que foi atribuído em cinco anos [1939-1943] . Não foi até 1917 e de 1944 para acabar com as guerras, ele foi premiado em ambos os casos, a Cruz Vermelha Internacional.

3 .- O Prêmio Nobel de Química e Física são concedidos pela Academia Real Sueca de Ciências. A Academia Sueca da Língua o de  Literatura. O Royal Caroline Instituto Médico-Cirúrgica, em Estocolmo, o de Fisiologia ou Medicina. O Prêmio Nobel da Paz é concedido pelo Parlamento norueguês, bem como o Prêmio Nobel de Economia, a última criada, pela  Real Academia Sueca.
Em 10 de Dezembro de cada ano, o aniversário de Alfred Nobel realizada uma cerimônia fúnebre e banquete no Stockholm Concert Hall para a entregados premios aos vencedores pelos Reis  da Suécia.
Publicação: 01/02/2010  -
http://www.poetasdelmundo.com:80/verNot.asp?IDNews=2152





O site gratuito da Academia Contagense de Letras - ACL:

www.academiacontagensedeletras.webs.com

OPA! O futuro está nas artes:
www.opart.org.br




Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (597)

Tiradas geniais
11Fev2010 00:00:00
Publicado por: lecysousa
O Luciano Nunes é uma fera. Não sei sei o que ele está fazendo fora da imprensa mineira. Já sei, é o tal ego alheio...


http://www.blogdopodrera.blogspot.com/

Ler mais | Comentários (0) | Visualizações (248)


1 a 5 de 7 Primeiro | Anterior | Seguinte | Último |