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sobre PRIMEIRAPESSOAPLURAL obra de Lecy Pereira Sousa
21Out2008 00:00:00
Publicado por: lecysousa


From: Leonardo de Magalhaens <leonardo_de_magalhaens@yahoo.com.br>
Date: 2008/10/21
Subject: sobre PRIMEIRAPESSOAPLURAL obra de Lecy Pereira Sousa


Sobre a obra PRIMEIRAPESSOAPLURAL
do Poeta Lecy Pereira Sousa
 
Poemaremos por falta de opção
 
   Sabemos que o mito da 'oportunidade iguais para todos' se revela um mito
tão fabulístico quanto a 'liberdade de mercado'. Percebemos que 'o mercado
sem Estado' é mera 'ideologia neoliberal', e que se a 'vida é uma corrida',
alguns saem 50 metros a frente de outros tantos.
 
   Sendo assim qualquer pregação de coerência revela-se ideológica e metafísica -
não há redenção no 'deserto do real'. Só há uma existência do 'sou o que tenho' e
uma pseudo-existência virtual - 'sou o que a mídia(os outros) diz(em)'.
 
   Sem opção, sem oportunidades, resta a ironia, o poemaremos por teimosia,
por cinismo, por insubordinação e 'desobediência civil'. Assim, o Poeta
Lecy Pereira Sousa não busca um 'sistema poético', não vem pregar mais nada,
apenas distribuir fragmentos em rascunhos em guardanapos, num 'mix' de
influências, num mosaico de colagens, juntando logomarcas e citações, numa
série de imagens cubistas, quadrilhas futuristas e 'haicais' irônicos.
 
   A poesia de PRIMEIRAPESSOAPLURAL é demasiadamente pessoal sendo obscenamente coletiva, numa bacanal de linguagens, numa orgia de corpos-objetos,
sem deixar de denunciar e de verter amargura.
 
   Afinal, o poeta sofre com a falta de opção. "Diluir a melancolia / Na rústica
face do dia / Somos seres fragmentados / Numa solidão coletiva" (Ingrediente
do mix - 1) e também "Não fazemos poesia / A poesia é quem nos faz / Meio tortos,
meio retos / Meio iniciantes, enfim" (Sobre o criado-mudo)
 
    O Mundo é construído de fragmentos, "construir um fabulário / De pedaços /
De nossas vidas", de pedaços desconexos, sem sentido, para os quais buscamos
(ansiosos e desesperados) um sentido numa ordem coerente,
 
"Querer que tudo faça sentido
É de uma chatice sem fim
Experimente poemas menos quadrados
Beba um pouco de tinta nanquim
Para cuspir flores no deserto da realidade"
(ingrediente de mix - 5)
 
    O mundo está aí para ser sentido. Como dizia Alberto Caeiro, como dizia
Clarice Lispector. "Para sentir o mundo / Há que assuntar as coisas / Com
precisão dos olhos de lince / E procurar ao redor do mundo / Sentido que está
atrás do Sentido" (p.23), numa espécie de 'prólogo' para o Manifesto da p. 31,
 
"Sem artificialismos, assim,
respiramos no casulo da vida.
Vibramos por poéticas
universais feitas nos quintais
de nossas casas imaginárias.
Por linguagens que só
os corações sabem entender."
 
   Desse 'sentimento do mundo' nasce a rebeldia poética. Quando o Poeta enfim
desabafa, como vemos em "Discurso transitório" (p. 27), "Senhoras e senhores /
Tenhamos a hombridade / De viver dentro da verdade. (...) Porque essa é a nossa
luta: / um rasgo de dignidade / Na face da canalhice. (...)"
 
   Dialogando e discursando em hibridismos e metáforas, a poesia é a forma-mor
de comunicação não alma a alma, mas paixão a paixão. Afinal, uma poesia que
não emociona, não merece atenção. Quando aqui o poeta Lecy expõe-se desnudo
de boas-maneiras politicamente corretas quando não só pretende chocar, mas tornar
o leitor um cúmplice, ele torna a sua voz-pessoal em discurso-coletivo, daí nascer
o 'nós', a primeira pessoa do plural.
 
   Lecy não diz "eu vou poemar sem fim", mas "poemaremos sem fim", pois a sua
voz é coletiva - e coletiviza - assim sub-entendida (ele não precisa de "NÓS
poemaremos", etc), mas está atento ao que se espera dele, enquanto Poeta, no
sentido de 'voz coletiva' (a voz que brada no 'deserto do real', igualzinho ao João
Batista às margens do Jordão. Porém, uma diferença, que Profeta, que Messias,
Lecy estará aqui pre-anunciando??)
 
"Poemaremos por falta de opção
Rijos tensos intumescidos
Retesadamente lascivos
Ao cair da noite & ao levantar do sol
Duros de coração
Monossilábicos átonos atônitos
(...) "
 
   E continua assim por mais 6 páginas (!!), num fôlego caótico e cubista, sem
pausas, sem meias-palavras, sem considerações com terceiros, sem loas aos ídolos,
sem piedade para com as autoridades (civis, militares e religiosas!), como um
beatnik
sem eira nem beira, sozinho no meio da multidão (assim como Baudelaire
em andanças nas ruelas de Paris, no meio das multidões dos boulevards, e morrendo
de tédio!), despejando um desespero lírico e convulsivo de sílabas de rimas
esdrúxulas de palavras-valises de neologismos de citações e barbarismos, e
rótulos de mercadorias e ícones do consumismo.
 
   Mas por que todo este mal-estar na modernidade? Ora, vamos ler Freud,
ler Sartre! Por enquanto sem explicar, mas se deixando levar! Somente por
indignação e insatisfação!
 
   Desobedientes, insubmissos, subversivos, em pleno "ano que ainda não terminou" (1968??), como esbraveja o poema "Diversos demais" (p. 35)
 
"Insatisfeitos com a norma
Insatisfeitos com a forma
Arredios à métrica
Desafeitos ao decassílabo
Nós somos uns subversivos"
 
   Que a aura beatnik subversiva - e multipluricolorida - do Poeta Lecy Pereira
Sousa continue a nos emocionar, ousando cores no mundo cinzento, além de flores versoviçosas no asfalto cotidiano.
 
Carlos Prates, 17out e
Barreiro, 21out08
 
Por
Leonardo de Magalhaens
 



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sobre PRIMEIRAPESSOAPLURAL obra de Lecy Pereira Sousa
21Out2008 00:00:00
Publicado por: lecysousa


From: Leonardo de Magalhaens <leonardo_de_magalhaens@yahoo.com.br>
Date: 2008/10/21
Subject: sobre PRIMEIRAPESSOAPLURAL obra de Lecy Pereira Sousa


Sobre a obra PRIMEIRAPESSOAPLURAL
do Poeta Lecy Pereira Sousa
 
Poemaremos por falta de opção
 
   Sabemos que o mito da 'oportunidade iguais para todos' se revela um mito
tão fabulístico quanto a 'liberdade de mercado'. Percebemos que 'o mercado
sem Estado' é mera 'ideologia neoliberal', e que se a 'vida é uma corrida',
alguns saem 50 metros a frente de outros tantos.
 
   Sendo assim qualquer pregação de coerência revela-se ideológica e metafísica -
não há redenção no 'deserto do real'. Só há uma existência do 'sou o que tenho' e
uma pseudo-existência virtual - 'sou o que a mídia(os outros) diz(em)'.
 
   Sem opção, sem oportunidades, resta a ironia, o poemaremos por teimosia,
por cinismo, por insubordinação e 'desobediência civil'. Assim, o Poeta
Lecy Pereira Sousa não busca um 'sistema poético', não vem pregar mais nada,
apenas distribuir fragmentos em rascunhos em guardanapos, num 'mix' de
influências, num mosaico de colagens, juntando logomarcas e citações, numa
série de imagens cubistas, quadrilhas futuristas e 'haicais' irônicos.
 
   A poesia de PRIMEIRAPESSOAPLURAL é demasiadamente pessoal sendo obscenamente coletiva, numa bacanal de linguagens, numa orgia de corpos-objetos,
sem deixar de denunciar e de verter amargura.
 
   Afinal, o poeta sofre com a falta de opção. "Diluir a melancolia / Na rústica
face do dia / Somos seres fragmentados / Numa solidão coletiva" (Ingrediente
do mix - 1) e também "Não fazemos poesia / A poesia é quem nos faz / Meio tortos,
meio retos / Meio iniciantes, enfim" (Sobre o criado-mudo)
 
    O Mundo é construído de fragmentos, "construir um fabulário / De pedaços /
De nossas vidas", de pedaços desconexos, sem sentido, para os quais buscamos
(ansiosos e desesperados) um sentido numa ordem coerente,
 
"Querer que tudo faça sentido
É de uma chatice sem fim
Experimente poemas menos quadrados
Beba um pouco de tinta nanquim
Para cuspir flores no deserto da realidade"
(ingrediente de mix - 5)
 
    O mundo está aí para ser sentido. Como dizia Alberto Caeiro, como dizia
Clarice Lispector. "Para sentir o mundo / Há que assuntar as coisas / Com
precisão dos olhos de lince / E procurar ao redor do mundo / Sentido que está
atrás do Sentido" (p.23), numa espécie de 'prólogo' para o Manifesto da p. 31,
 
"Sem artificialismos, assim,
respiramos no casulo da vida.
Vibramos por poéticas
universais feitas nos quintais
de nossas casas imaginárias.
Por linguagens que só
os corações sabem entender."
 
   Desse 'sentimento do mundo' nasce a rebeldia poética. Quando o Poeta enfim
desabafa, como vemos em "Discurso transitório" (p. 27), "Senhoras e senhores /
Tenhamos a hombridade / De viver dentro da verdade. (...) Porque essa é a nossa
luta: / um rasgo de dignidade / Na face da canalhice. (...)"
 
   Dialogando e discursando em hibridismos e metáforas, a poesia é a forma-mor
de comunicação não alma a alma, mas paixão a paixão. Afinal, uma poesia que
não emociona, não merece atenção. Quando aqui o poeta Lecy expõe-se desnudo
de boas-maneiras politicamente corretas quando não só pretende chocar, mas tornar
o leitor um cúmplice, ele torna a sua voz-pessoal em discurso-coletivo, daí nascer
o 'nós', a primeira pessoa do plural.
 
   Lecy não diz "eu vou poemar sem fim", mas "poemaremos sem fim", pois a sua
voz é coletiva - e coletiviza - assim sub-entendida (ele não precisa de "NÓS
poemaremos", etc), mas está atento ao que se espera dele, enquanto Poeta, no
sentido de 'voz coletiva' (a voz que brada no 'deserto do real', igualzinho ao João
Batista às margens do Jordão. Porém, uma diferença, que Profeta, que Messias,
Lecy estará aqui pre-anunciando??)
 
"Poemaremos por falta de opção
Rijos tensos intumescidos
Retesadamente lascivos
Ao cair da noite & ao levantar do sol
Duros de coração
Monossilábicos átonos atônitos
(...) "
 
   E continua assim por mais 6 páginas (!!), num fôlego caótico e cubista, sem
pausas, sem meias-palavras, sem considerações com terceiros, sem loas aos ídolos,
sem piedade para com as autoridades (civis, militares e religiosas!), como um
beatnik
sem eira nem beira, sozinho no meio da multidão (assim como Baudelaire
em andanças nas ruelas de Paris, no meio das multidões dos boulevards, e morrendo
de tédio!), despejando um desespero lírico e convulsivo de sílabas de rimas
esdrúxulas de palavras-valises de neologismos de citações e barbarismos, e
rótulos de mercadorias e ícones do consumismo.
 
   Mas por que todo este mal-estar na modernidade? Ora, vamos ler Freud,
ler Sartre! Por enquanto sem explicar, mas se deixando levar! Somente por
indignação e insatisfação!
 
   Desobedientes, insubmissos, subversivos, em pleno "ano que ainda não terminou" (1968??), como esbraveja o poema "Diversos demais" (p. 35)
 
"Insatisfeitos com a norma
Insatisfeitos com a forma
Arredios à métrica
Desafeitos ao decassílabo
Nós somos uns subversivos"
 
   Que a aura beatnik subversiva - e multipluricolorida - do Poeta Lecy Pereira
Sousa continue a nos emocionar, ousando cores no mundo cinzento, além de flores versoviçosas no asfalto cotidiano.
 
Carlos Prates, 17out e
Barreiro, 21out08
 
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Leonardo de Magalhaens
 



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Date: 2008/10/21
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Sobre a obra PRIMEIRAPESSOAPLURAL
do Poeta Lecy Pereira Sousa
 
Poemaremos por falta de opção
 
   Sabemos que o mito da 'oportunidade iguais para todos' se revela um mito
tão fabulístico quanto a 'liberdade de mercado'. Percebemos que 'o mercado
sem Estado' é mera 'ideologia neoliberal', e que se a 'vida é uma corrida',
alguns saem 50 metros a frente de outros tantos.
 
   Sendo assim qualquer pregação de coerência revela-se ideológica e metafísica -
não há redenção no 'deserto do real'. Só há uma existência do 'sou o que tenho' e
uma pseudo-existência virtual - 'sou o que a mídia(os outros) diz(em)'.
 
   Sem opção, sem oportunidades, resta a ironia, o poemaremos por teimosia,
por cinismo, por insubordinação e 'desobediência civil'. Assim, o Poeta
Lecy Pereira Sousa não busca um 'sistema poético', não vem pregar mais nada,
apenas distribuir fragmentos em rascunhos em guardanapos, num 'mix' de
influências, num mosaico de colagens, juntando logomarcas e citações, numa
série de imagens cubistas, quadrilhas futuristas e 'haicais' irônicos.
 
   A poesia de PRIMEIRAPESSOAPLURAL é demasiadamente pessoal sendo obscenamente coletiva, numa bacanal de linguagens, numa orgia de corpos-objetos,
sem deixar de denunciar e de verter amargura.
 
   Afinal, o poeta sofre com a falta de opção. "Diluir a melancolia / Na rústica
face do dia / Somos seres fragmentados / Numa solidão coletiva" (Ingrediente
do mix - 1) e também "Não fazemos poesia / A poesia é quem nos faz / Meio tortos,
meio retos / Meio iniciantes, enfim" (Sobre o criado-mudo)
 
    O Mundo é construído de fragmentos, "construir um fabulário / De pedaços /
De nossas vidas", de pedaços desconexos, sem sentido, para os quais buscamos
(ansiosos e desesperados) um sentido numa ordem coerente,
 
"Querer que tudo faça sentido
É de uma chatice sem fim
Experimente poemas menos quadrados
Beba um pouco de tinta nanquim
Para cuspir flores no deserto da realidade"
(ingrediente de mix - 5)
 
    O mundo está aí para ser sentido. Como dizia Alberto Caeiro, como dizia
Clarice Lispector. "Para sentir o mundo / Há que assuntar as coisas / Com
precisão dos olhos de lince / E procurar ao redor do mundo / Sentido que está
atrás do Sentido" (p.23), numa espécie de 'prólogo' para o Manifesto da p. 31,
 
"Sem artificialismos, assim,
respiramos no casulo da vida.
Vibramos por poéticas
universais feitas nos quintais
de nossas casas imaginárias.
Por linguagens que só
os corações sabem entender."
 
   Desse 'sentimento do mundo' nasce a rebeldia poética. Quando o Poeta enfim
desabafa, como vemos em "Discurso transitório" (p. 27), "Senhoras e senhores /
Tenhamos a hombridade / De viver dentro da verdade. (...) Porque essa é a nossa
luta: / um rasgo de dignidade / Na face da canalhice. (...)"
 
   Dialogando e discursando em hibridismos e metáforas, a poesia é a forma-mor
de comunicação não alma a alma, mas paixão a paixão. Afinal, uma poesia que
não emociona, não merece atenção. Quando aqui o poeta Lecy expõe-se desnudo
de boas-maneiras politicamente corretas quando não só pretende chocar, mas tornar
o leitor um cúmplice, ele torna a sua voz-pessoal em discurso-coletivo, daí nascer
o 'nós', a primeira pessoa do plural.
 
   Lecy não diz "eu vou poemar sem fim", mas "poemaremos sem fim", pois a sua
voz é coletiva - e coletiviza - assim sub-entendida (ele não precisa de "NÓS
poemaremos", etc), mas está atento ao que se espera dele, enquanto Poeta, no
sentido de 'voz coletiva' (a voz que brada no 'deserto do real', igualzinho ao João
Batista às margens do Jordão. Porém, uma diferença, que Profeta, que Messias,
Lecy estará aqui pre-anunciando??)
 
"Poemaremos por falta de opção
Rijos tensos intumescidos
Retesadamente lascivos
Ao cair da noite & ao levantar do sol
Duros de coração
Monossilábicos átonos atônitos
(...) "
 
   E continua assim por mais 6 páginas (!!), num fôlego caótico e cubista, sem
pausas, sem meias-palavras, sem considerações com terceiros, sem loas aos ídolos,
sem piedade para com as autoridades (civis, militares e religiosas!), como um
beatnik
sem eira nem beira, sozinho no meio da multidão (assim como Baudelaire
em andanças nas ruelas de Paris, no meio das multidões dos boulevards, e morrendo
de tédio!), despejando um desespero lírico e convulsivo de sílabas de rimas
esdrúxulas de palavras-valises de neologismos de citações e barbarismos, e
rótulos de mercadorias e ícones do consumismo.
 
   Mas por que todo este mal-estar na modernidade? Ora, vamos ler Freud,
ler Sartre! Por enquanto sem explicar, mas se deixando levar! Somente por
indignação e insatisfação!
 
   Desobedientes, insubmissos, subversivos, em pleno "ano que ainda não terminou" (1968??), como esbraveja o poema "Diversos demais" (p. 35)
 
"Insatisfeitos com a norma
Insatisfeitos com a forma
Arredios à métrica
Desafeitos ao decassílabo
Nós somos uns subversivos"
 
   Que a aura beatnik subversiva - e multipluricolorida - do Poeta Lecy Pereira
Sousa continue a nos emocionar, ousando cores no mundo cinzento, além de flores versoviçosas no asfalto cotidiano.
 
Carlos Prates, 17out e
Barreiro, 21out08
 
Por
Leonardo de Magalhaens
 



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Cortesia Vivali - Nona Lua
18Out2008 00:00:00
Publicado por: lecysousa
















OBS.: O livro de mini-contos "A Coleção dos Sentidos" de Lecy Pereira Sousa encontra-se disponível para leitura no software Virboo, exlusivo da Vivali Editora -






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Cortesia Vivali - Nona Lua
18Out2008 00:00:00
Publicado por: lecysousa
















OBS.: O livro de mini-contos "A Coleção dos Sentidos" de Lecy Pereira Sousa encontra-se disponível para leitura no software Virboo, exlusivo da Vivali Editora -






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